(48) 3229-7800 Webmail Acesso à informação Acesso à informaçãoOuvidoria Acesso à informaçãoSEI Acesso à informação

Acessibilidade

Acessibilidade do Portal

Estão disponíveis no portal do  CRQSC os seguintes recursos de acessibilidade de conteúdo Web previstos no eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico

Uma combinação de diferentes teclas (atalho) permite navegar pelo portal sem o uso de mouse. No seu navegador, basta pressionar ALT e a tecla:

Tecla Alt + 0) Inicio - Volta sempre para a Home do portal.

Tecla Alt + 1) Ir para o menu - Foca o menu da página selecionando o primeiro item do menu.

Tecla Alt + 2) Ir para o conteúdo - Foca o conteúdo da página selecionando o conteúdo.

Tecla Alt + 3) Ir para o rodapé - Foca oconteúdo do rodapé. 

Tecla Ctrl + -) Diminui o tamanho das letras do portal.

Tecla Ctrl + +) Aumenta o tamanho da fonte.

Download do programa VLibras para acessibilidade do deficiente auditivo.

A Suite VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis.

Nessa suíte, os conteúdos em LIBRAS são gerados a partir da tradução de textos, legendas ou áudio ou em língua portuguesa, e são representados por um agente animado virtual 3D (avatar-3D).

VLibras-Plugin é um plugin de navegador que, quando habilitado, permite que o usuário traduza qualquer texto selecionado no navegador para LIBRAS de forma automática. Disponível nos navegadores web Google Chrome,Mozilla Firefox e safari:

 Para utilização do plugin basta acessar o link correspondente e instalá-lo, após instalado basta selecionar o texto que deseja traduzir, aperta o botão direito do mouse e selecionar a opção traduzir para LIBRAS.

 VLibras-Desktop é uma ferramenta mais geral que a VLibras-Plugin e pode ser utilizada para traduzir para LIBRAS, textos selecionados com o mouse em qualquer software ou aplicativo instalado no computador pessoal.

 Fonte: http://www.vlibras.gov.br/

 Para saber mais sobre a importância da Acessibilidade na Web, acesse a legislação existente na área:

- Decreto n. 5296, de 02/12/2004, que em seu Capítulo VI trata do acesso à informação e comunicação, 

- Decreto n. 6949, de 25/08/2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, elaborada pelas Nações Unidas em 30 de março de 2007, definindo, em seu artigo 9º, a obrigatoriedade de promoção do acesso de pessoas com deficiência a novos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, inclusive à Internet

- Lei de Acesso à Informação, de 18/11/2011

- Portaria n. 3, de 07/05/2007, que institucionalizou o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico)

- Lei n. 13.416, de 06/07/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

Princípios para a acessibilidade na Web

 A acessibilidade na Web é parte integrante do projeto brasileiro de inclusão digital para as pessoas com deficiências.

No início do processo de adaptação dos sítios existentes a esse novo conceito, foram estabelecidos princípios gerais que, embora sem a garantia de total acessibilidade, favorecem seu conhecimento e experimentação por parte dos responsáveis. São os seguintes:

Quanto à apresentação da informação

Associação de um texto a cada elemento não textual, como imagens, representações gráficas de texto, regiões de mapa de imagem, animações, botões gráficos etc.

Quanto à navegação

Garantia de que as ligações textuais ou com um equivalente textual sejam palavras ou expressões compreensíveis e que os elementos da página possam ser ativados pelo teclado. 




Todos direitos reservados © CRQ da 13ª Região • Produzido por DNAnetAcessibilidade Política de Privacidade

O portal do CRQSC utiliza cookies para auxiliar sua navegação e melhorar seus serviços.
Ao acessar este site, você aceita os termos da Política de Privacidade e de Cookies.